Bom, começarei com uma pequena reflexão sobre uma disciplina que estudei semestre passado chamada de Corporeidade e Educação.
Corporeidade é a maneira que o cérebro reconhece e utiliza o corpo para manifestação e interação com o mundo. É nessa perspectiva que devemos compreender corporeidade e aprendizagem, pois percebemos na educação as dificuldades que alguns docentes têm em trabalhar o físico, emocional e o mental dos discentes. Estas dificuldades podem ser superadas. Para Pereira e Silva (2008) valorizar a corporeidade na prática pedagógica significa considerar o ser humano como um ser multidimensional, porém integrado. Significa considerar o movimento humano, não na forma mecânica e adestrada, mas o movimento criativo, autônomo, expressivo, que dá vida e significação à existência humana.
Para isso, é preciso que a escola e todos os profissionais que nela estão inseridos proporcionem uma formação que ultrapasse os conteúdos programáticos, interagindo corpo e aprendizagem nos processos educativos, ainda distantes da escola, sendo o corpo elemento fundamental para o desenvolvimento psíquico do ser humano.
Devemos repensar o corpo na educação, assim contribuiremos para transformação do discente na forma de sentir, pensar e agir com si próprio com as pessoas e o mundo, garantindo o desenvolvimento do mesmo através da integração de suas várias dimensões.
Freire (1991) a aprendizagem formal, está presente de corpo inteiro. Pois o ser que pensa é também o ser que age e que sente. O sujeito realiza-se e se constrói, movido pela intenção, pelo desejo, pelos sentidos, pela emoção, pelo movimento, pela expressão corporal e criativa.
REFERÊNCIA:
http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/eixo-4/017.pdf
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